Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia reafirmou sua jurisprudência favorável para estudante menor de idade

O TJ/BA permitiu que estudante com menos de 18 anos realizasse os exames supletivos para obter certificado de conclusão e ingressar na faculdade

Publicado por Marcel Mutim
há 5 anos

Um estudante, mesmo menor de idade, que ainda não completou o ensino médio, e já foi aprovado em vestibular/ENEM, pode se inscrever no exame supletivo para a conclusão do ensino médio. Isso porque o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia decidiu no seguinte sentido:

o requisito etário (ser maior de idade) não deve ser entendido como requisito absoluto, devendo ser atenuado por meio de interpretação constitucional que torne as regras mais inclusivas”.

Entenda o caso:

Um estudante de 16 (dezesseis) anos, ainda na 2ª Série do Ensino Médio, foi aprovado para o curso de Direito de uma faculdade particular de Salvador. Como ainda não havia concluído o Ensino Médio, ele foi impedido de se matricular no curso para o qual foi aprovado, e, por também ser menor de idade, foi impedido de realizar o exame supletivo.

Diante de tal impasse, ingressou com ação na justiça, obtendo liminar favorável. O Tribunal, então, determinou que fosse assegurado o direito de inscrição em exame supletivo da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e, com sua aprovação, a expedição do respectivo certificado de conclusão do ensino médio (2º grau), o que permitiu seu ingresso na tão sonhada faculdade de Direito.

Logo, TJ/BA reafirmou sua jurisprudência no sentido de que o estudante menor de 18 anos, aprovado nos exames de acesso à Universidade, pode matricular-se no curso supletivo para conclusão do ensino médio.

  • Publicações4
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-justica-do-estado-da-bahia-reafirmou-sua-jurisprudencia-favoravel-para-estudante-menor-de-idade/646382685

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)